Como consultar as taxas do IPVA no site do Detran PR

DETRAN do Estado do Paraná será o órgão responsável por fazer o recolhimento do IPVA PR e aqui veremos as principais informações vinculadas ao imposto. Aproveite que a internet tem vários serviços interessantes para você poder acessar e o segredo é apenas saber como fazer isso, embora não haja nenhuma dificuldade nos procedimentos.

Os órgãos públicos estão investindo cada dia mais na internet para que o cidadão possa ser atendido de uma maneira mais rápida e isso implica na resolução de pendências sem ter que procurar os atendimentos presenciais. Procure deixar para ir até o atendimento do Detran quando você não conseguir resolver essa pendência online.

Procure se manter atualizado nos detalhes do IPVA e evite atrasos. A partir do momento em que você evita atrasos é possível aproveitar os descontos oferecidos para o pagamento à vista ou os parcelamentos disponíveis. Veremos aqui maiores detalhes em relação a esses assuntos mencionados.

Como consultar as taxas do IPVA no site do Detran PR

Na hora de saber quanto você vai pagar pelo IPVA PR é necessário consultar o valor do imposto. Conforme já mencionado anteriormente, o valor varia de acordo com o tipo de automóvel e também com a alíquota definida pelo órgão.

Esse imposto tem incidência sobre motos, ônibus, caminhões, caminhonetes, carros, entre outros. Dessa forma, só não tem que efetuar o pagamento aquele que tem um veículo isento do imposto, para isso, é necessário verificar quais são os requisitos de preenchimento.

IPVA PR

Abaixo deixamos as instruções necessárias para que você entenda como emitir a guia IPVA PR, por meio desse documento você consulta o valor que será pago no imposto:


Acesse o site da Secretaria da Fazenda do Paraná: http://www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/ipva.php;


Informe número da Renavam, data de pagamento e caracteres da imagem;


Após preencher os dados corretamente, clique no botão “Consultar”.


A consulta para ocorrer pela internet e a qualquer momento e não tem limite de acesso e nem horário de funcionamento, o que já não ocorre quando se trata dos atendimentos presenciais. Procure fazer a emissão o quanto antes e não se esqueça do prazo final para o pagamento do imposto.

A parte mais interessante do serviço online é que ele não possui horário específico para funcionamento e são totalmente gratuitos.

Quando vamos procurar um atendimento presencial sempre temos que olhar o horário de funcionamento para que não percamos, mas isso não acontece quando se trata do portal do Detran e de vários outros órgãos diferentes.

O que é o IPVA PR?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será cobrado todos os anos e o valor não é único, ele varia de acordo com o tipo de automóvel que o proprietário possui e também de acordo com a alíquota definida pelo Detran PR IPVA. Além disso, trata-se de um imposto estadual e obrigatório.

IPVA PR

Para facilitar o recolhimento, o Detran começa a disponibilizar as informações sobre o imposto com antecedência. Essas informações são divulgadas tanto pelo portal do órgão, como também nos próprios atendimentos presenciais. Cabe aos interessados consultar para ficar por dentro.

Em relação ao pagamento, temos duas maneiras de fazer a quitação, abaixo descrevemos quais são elas:


Pagamento à vista – a cota única concede desconto no valor de 3%, para que ele possa incidir é necessário efetuar dentro do prazo de vencimento estabelecido pelo Detran;


Pagamento parcelado – não tem nenhum desconto concedido, mas para parcelar em 3 vezes não ocorre incidência de juros.


Essas são as duas opções disponibilizadas pelo Detran e o cidadão deverá analisar qual delas é melhor. Acaba sendo mais vantajoso pagar à vista para aproveitar o desconto, mas vem sempre essa modalidade está acessível para todos os contribuintes, por isso que o Detran também permite o parcelamento em três vezes e com valores iguais para cada parcela.

Como realizar o pagamento?

Acessando o calendário você pode verificar que eles disponibilizam uma coluna com as placas finais e outra coluna com o prazo de pagamento. Verifique quais são os dados que se relacionam com o seu veículo.

Se você estiver com dúvidas sobre como agilizar o pagamento IPVA PR, saiba que o primeiro passo é fazer a emissão da guia de recolhimento, conforme mencionamos nos tópicos anteriores. A partir do momento em que você está com os documentos em mãos, o próximo passo é se dirigir aos estabelecimentos autorizados para efetuar o pagamento.

Abaixo listamos quais são os bancos credenciados a receber o pagamento desse imposto na região do Paraná:

  • Banco do Brasil,
  • Bradesco,
  • Bancoob,
  • Rendimento,
  • Itaú e
  • Sicredi

Não se esqueça que além das agências e caixas eletrônicos, você também tem opção de estar pagando via internet banking e aplicativos disponibilizados pelos bancos citados acima, quando for o caso.