Como consultar o valor do DPVAT Pernambuco

O DPVAT (Embora ele será extinto no dia 1º de janeiro pelo governo Bolsonaro no qual assinou uma medida provisória) é conhecido como Seguro Obrigatório em caso de acidentes de trânsito de pedestres, motoristas ou passageiros.

Criado em 1966, mas, a sua obrigatoriedade só foi a partir de 1974. A lei de extinção do DPVAT ainda será votada no congresso e ainda poderá ser modificada em até 120 dias, se isso não ocorrer volta a existir o seguro. O benefício não será cortado de uma vez. Ainda ficará porque o governo tem um contrato a cumprir pela empresa por alguns anos e até 2025 os cidadãos ainda contarão com esse seguro.

Os contribuintes deverão pagar menos taxas dos impostos a partir de 2020. Para o governo a economia será de quase 4,5 milhões de acordo com as contas do Ministério da Fazenda.

A vítima terá um prazo de 3 anos para que possam solicitar o seguro.

As regras do seguro DPVAT 2020

Quem pode receber o seguro as pessoas que constatar por perícia médica, invalidez permanente. Os herdeiros por conta do acidente das pessoas durante o mesmo ou os que faleceram.  E ainda custear suas despesas médicas após o acidente.

Coberturas do Seguro DPVAT

O pagamento cobertura do DPVAT poderá ser feita por Morte (até 13,5 mil), por Invalidez Provisória (até 13,5 mil) e pode ser reembolsado pelas despesas médicas e hospitalares na rede particular (até 2.700) isso por um período de três anos. O seguro DPVAT só não valerá, se o motorista estiver inadimplente, mas para os demais continuará valendo. O motorista que não pagar o IPVA, deverá reembolsar os gastos e arcar com todas as despesas médicas.

os documentos necessários são: xerox simples do CPF documento da vítima,  cópia simples  do comprovante de residência do beneficiário, O Boletim de Ocorrência policial (obter junto o Batalhão de Polícia de Trânsito a xerox autenticada pelo mesmo), xerox autenticada da Certidão de Óbito – solicitar junto ao registro civil, documentos comprobatórios da qualidade de beneficiários, xerox simples da identidade da vítima e do beneficiário. Somente quando o proprietário do veículo for a vítima, apresentar o DUT comprovando o pagamento do seguro obrigatório. (Em caso de atropelamento não é necessário apresentar).Q

Quem é responsável em cuidar do seguro DPVAT?

A seguradora LÌDER DPVAT atualmente é responsável pelo seguro e em todo território nacional assegura os benefícios citados à população.

Como pagar o IPVA em Pernambuco

Veículos Usados ou 0Km (1º Licenciamento)

Em Pernambuco, somente é possível emitir a guia de pagamento no site do DETRAN-PE, Veja como fazer:

  • Acesse: detran.pe.gov.br;
  • Na página inicial do site, clique em “Veículo”;
  • Após informar a placa do veículo, clique em “Consultar”;
  • Selecione a opção “Não sou um robô” e clique em “Confirmar”;
  • Clique em “Consulta/Impressão de Débitos”;
  • Selecione a opção “Seguro Obrigatório”;
  • Imprima a guia.

Os bancos que você poderá pagar o IPVA são Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF), Itaú e Santander.

Poderá ser pedido outros dados e o número do Renavan.

Na falta de pagamento, o dono do veículo não consegue fazer a transferência da propriedade do veículo e nem fazer o licenciamento.

O IPVA é pago uma vez por ano e pode ser pago em parcelas ou cota única de acordo com o calendário de cada estado.

As solicitações poderão ser feitas através de aplicativo para Android e IOS gratuitos.

Também pelo DPVAT- PE através do número 0800-0221204.

No site do Detran- PE pode tirar a habilitação ou serem feitos diversos serviços como:

  • Licenciamento PE ao digitar o seu endereço você pode agendar pagamentos e serviços.
  • Simulado PE, que é um treinamento para ver o funcionamento da prova teórica do Detran. Esse é um dos campeões de acesso para os que pretendem tirar a CNH pela primeira vez e através dele também poderá fazer renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

Calendário de pagamento DPVAT PE

Para o pagamento do IPVA, os condutores deverão prestar atenção ao final do último número da placa do veículo a ser licenciado.

Placa com final 1 e 2   –  08/02

Placa com final 3 e 4   –  12/02

Placa com final 5 e 6   –  19/02

Placa com final 7 e 8   –   22/02

Placa com final 9 e 10 –  28/02

A guia de pagamento via internet pode ser acessada da seguinte maneira:

No site www.detran.pe.gov.br  na opção consultar, você deve inserir o número da placa do veículo. Assim que o sistema indicar diversas opções selecione seguro obrigatório e depois de verificar o valor cobrado, imprima o boleto de quitação.