Como consultar o valor do licenciamento Rio de Janeiro

O DETRAN RJ oferece diversos serviços como Licenciamento, Multas, RENAVAN, IPVA, DPVAT, Consultas, resultados de exames e diversos Serviços gratuitos e CNH,

O Governo Estadual através do licenciamento RJ 2020 mantém o veículo em circulação nas ruas e rodovias do país. Todos que tem um automóvel precisa pagar os impostos como CRLV, IPVA e DPVAT. Numa abordagem em uma blitz, durante a consulta de débitos de veículos, o agente identificar que você está com o CRLV vencido, você terá cometido uma infração de trânsito.

O Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) que é o imposto ao ser pago evita pagamento de multas, apreensão do veículo e multas na carteira e ainda mostra que ele está dentro das normas ambientais e de segurança. O número do automóvel fica registrado e recebe no sistema do CONTRAN (Conselho nacional de Trânsito) e DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). O documento é expedido para automóveis 0km, no momento de fazer o registro, antes que seja feito o emplacamento.

O responsável pelo veículo pode comparecer ao DETRAN RJ ou pela internet com o número do RENAVAM (Registro nacional de Veículos) e através dele se consegue saber todo o histórico do carro desde a sua fabricação até o dia do seu descarte.

Como Acessar O Licenciamento RJ pelo site

A Secretaria da fazenda de cada estado define o valor do pagamento do veículo cadastrado que é investido em obras nas vias para que possam trafegar com segurança. No Rio de janeiro você pode consultar o Licenciamento do carro, moto, caminhão entre outros através da internet no site Detran RJ.

  • Na página inicial do lado esquerdo clicar na opção veículo;
  • Clicar na opção agendamentos;
  • Em seguida em Licenciamento anual e digitar enviar
  • Preencher os dados pedidos e digitar o código de segurança que a página solicita e clique em enviar.

Vai aparecer as pendências financeiras, caso tenha e informações relacionadas ao veículo.

Ao terminar precisa imprimir o boleto (via de pagamento) liberado pelo DETRAN – RJ. O não pagamento acarretará uma multa e para lembrar que você pode pagar junto com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) do seu veículo. A guia do boleto IPVA — pago por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD) — é emitido pelos sites do Bradesco (www.bradesco.com.br) ou da Secretaria estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br). A quitação deverá ser feita em dinheiro, em qualquer agência bancária, ou por meio de aplicativo ou internet banking, utilizando código de barras, pode ser pago a vista com desconto ou em parcelas.

Através do aplicativo CDI (Carteira Digital do Trânsito o documento poderá ser acessado na versão digital de Licenciamento de veículo, mas Somente veículos com o licenciamento Rio de Janeiro e carteiras de motorista em dia, que possuem o código bidimensional (QR-Code), poderão ser cadastrados. A seguir o passo a passo como você pode baixar o aplicativo.

  • No Google Play ou no Play Store baixar o” downloand” do aplicativo CDT (Código Digital de Trânsito).
  • Após o acesso você “cria uma conta”. Em seguida você receberá um e-mail para que possa ativar o cadastro.
  • Assim que ativar “o cadastro”, faça um login e clique em “adicionar documento”
  • Inclua a CNH ou CRLV ou caso deseje poderá colocar as duas, só lembrando que a CNHs com QR Code poderão ser cadastrados se estiverem com o licenciamento em dias.
  • Assim que realizar cadastro, você deverá validar o CRLV digital, digitando o número do Renavan e o código de segurança que está impresso no CRV ( Cartão de Registro de Veículo) antigo DUT.
  • O próximo passo é confirmar a validação informando o número do telefone celular, após isso será disponibilizado em seu dispositivo móvel o CRLV digital.
  • Crie uma senha com quatro dígitos para finalizar. Ela será digitada toda vez que o documento for utilizado. A identificação também poderá ser feita para os celulares que possuem biometria.

Datas para pagamento do Licenciamento RJ 2020

Fique atento, pois a cada ano a tabela é atualizada.

Finais da

placa

Pagamento total ou 1ª parcela do vencimentoVencimento

2ª parcela

Vencimento

3ª parcela

019/0118/0221/03
121/0122/0223/03
225/0124/0228/03
327/0126/0230/03
429/0129/0201/04
501/0202/0304/04
603/0204/0306/04
711/0114/0311/04
815/0217/0315/04
916/0218/0318/04

Alguns veículos são isentos de pagar Licenciamento RJ 2020 como veículos pertencentes a entidades filantrópicas, automóveis de aluguel, reboque e similares, carros com idade igual ou acima de 15 anos desde a sua fabricação, veículos adaptados por portadores de deficiência física e transportes oficiais, como os dos governos estaduais, municipais e federal.