Como emitir a segunda via do IPTU SP

IPTU é o imposto sobre a propriedade Predial e Territorial Urbana, cobrado pela Prefeitura das pessoas que possuem imóveis residenciais, imóveis não residenciais e terrenos na cidade, exceto os do Patrimônio Público. O contribuinte do IPTU é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título conforme art. 5° da Lei n° 4.144, de 27 de dezembro de 1972.

O IPTU possui valor diferenciado para cada imóvel que se é cobrado, pois o valor é definido em cima de cada propriedade, deixando que cada valor seja único. Além disso, algumas famílias de baixa renda ficam isentas do IPTU em alguns estados. Em São Paulo, não é diferente. Se você mora no estado, confira atentamente todos os tópicos a seguir. Acompanhe!!

IPTU SÃO PAULO

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 222,362 km², o que equivale a 2,9% da superfície do Brasil, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital é o município de São Paulo e seu atual governador é João Doria.

 

Em São Pulo também deve-se pagar anualmente o IPTU, mas como o IPTU é um tributo devido sobre a propriedade do imóvel, esta pertence ao proprietário e não ao inquilino. Mas a Lei do Inquilinato (Lei nº 12.112/2009) permite que o dono do imóvel defina as taxas que deverão ser pagas pelo inquilino como IPTU, o condomínio e qualquer outra taxa do município que incida sobre o imóvel. Se o inquilino assinar o contrato de locação e concordar com a transferência de responsabilidade dessas taxas, terá de arcar com cada uma delas. Não poderá voltar atrás.

2 Via IPTU 2020

O IPTU é fornecido para o proprietário em forma de carnê, onde ele poderá pagar em pequenas parcelas no decorrer do ano, ou optar por realizar o pagamento à vista, o que acaba levando algum desconto dependendo do município. O carnê pode não ser entregue devidamente ao proprietário ou ocorrer algum outro problema, o fato é que não se deve prejudicar por isso, tendo consequências juros e multas.

Por isso, se você mora em São Paulo e não sabe aonde pedir a sua 2ª via do IPTU, basta acessar o site da prefeitura do município na parte do Portal do IPTU (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/iptu/). Lá você encontrará a parte para acessar a 2ª via do seu IPTU 2020 SO, basta escolher o tipo de inscrição e o número da inscrição.

O não pagamento desse tributo poderá ocasionar diversas consequências, como multas de atraso e juros altíssimos. Por isso, fique atento ao prazo de pagamento do IPTU SP 2020. Veja por meio do calendário a sua data de pagamento.

Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi dito acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Não esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais com seus amigos e familiares.