O que acontece se transitar como IPVA Pernambuco atrasado

O IPVA é um imposto automóvel aplicado à posse de veículos motorizados. O IPVA é um imposto estadual e deve ser pago por qualquer pessoa que possua um veículo motorizado. O imposto é devido anualmente a partir de 1º de janeiro de cada ano fiscal. A base de cálculo do imposto, quando se trata de carro usado, é o valor atual do veículo, considerando os preços de mercado e os publicados em publicações especializadas.

O portal do Detran PE ajuda você a se informar e realizar serviços online, reduzindo a necessidade de idas às unidades de atendimento e agilizando procedimentos. Para melhorar ainda mais sua experiência, nós ajudamos você a encontrar os principais serviços, como consulta de multas, IPVA, entre outras dúvidas.

Um imposto obrigatório de propriedade de veículos automotores ( IPVA ) é pago a todos os veículos automotores no Brasil. Isso é pago anualmente; o mês em que será pago corresponde ao dígito final do número de matrícula do veículo. É pago em atraso e não no ano seguinte. O processo é chamado de licenciamento e, para obter a declaração do imposto de circulação, o motorista deve pagar multas pendentes por estacionamento ou excesso de velocidade.

Como é calculado o imposto?

Esse imposto é calculado sobre o valor do veículo e é cobrado pelo estado, embora o município em que o carro está registrado também receba dinheiro. O dinheiro é usado nos níveis estadual e municipal para fins gerais.

Quando o pagamento é devido, o proprietário do carro receberá uma carta do Departamento de Estado Brasileiro de Transporte ( Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN ) escritório, indicando o montante devido e uma data de vencimento.

Essa carta precisará ser levada ao banco que financia o carro se o proprietário tiver um empréstimo pendente, ou na maioria dos casos, ao banco com o qual o proprietário possui uma conta. Alguns bancos oferecem a opção de pagar o IPVA pernambuco em três pagamentos mensais e, em alguns estados do Brasil, é possível pagar em parcelas mensais.

ipva-obrigatório

O proprietário do veículo precisará apresentar seu certificado de registro de veículo ( CRLV) ao efetuar o pagamento do IPVA. Após o pagamento, o extrato enviado pelo DETRAN será carimbado e deverá ser mantido com os outros documentos do veículo no carro durante a condução, para indicar que o IPVA foi pago. O não pagamento do IPVA incorre em multa. Um CRLV atualizado é enviado pela postagem pelo DETRAN local.

O sistema tributário brasileiro inclui um sistema automático de seguro mínimo de terceiros conhecido como DPVAT (danos pessoais causados ​​por veículos rodoviários / danos pessoais causados ​​por veículos automotores de vias terrestres ).

Às vezes, isso é chamado de Seguro Obrigatório ou seguro obrigatório. Isso garante que todos os veículos tenham cobertura mínima de terceiros e que as vítimas de acidentes de trânsito receberão danos ou compensações por ferimentos.

Como funciona o Detran PE

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, o Detran PE, é uma autarquia vinculada à Secretaria das Cidades do Governo do Estado de Pernambuco. O órgão tem a responsabilidade de administrar, fiscalizar e executar as atividades relacionadas ao trânsito no estado de Pernambuco.

Integrante do Sistema Nacional de Trânsito, o Detran PE garante o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro. Para tanto, possui, além da sede, as Circunscrição Regional de Trânsito, chamadas de Ciretrans, e as Lojas de Atendimento.

ipva-pe-consulta

Acessar a página do Detran PE é fácil e pode ser feito de várias maneiras. Abaixo, colocamos o endereço do site para você copiar e colar em seu navegador:

  • www.detran.pe.gov.br.

Outra opção é procurar os termos Detran PE no Google ou em outros site de busca. O primeiro resultado será a página oficial do órgão de trânsito. Você também pode clicar aqui que redirecionaremos você ao site.

A página do Detran PE é acessível e usuários podem aumentar ou diminuir o tamanho das fontes para facilitar a leitura. Também é possível utilizar alguns atalhos para facilitar a navegação.

Para entrar em contato com o Detran PE você pode utilizar o Teleatendimento através do número (81)3453-1514. O serviço funciona de segunda à sexta das 07:30 às 17:30 horas. Consultas pode e-mail podem ser realizadas pelo detran@detran.pe.gov.br.

A sede do Detran PE faz atendimento ao público de segunda à sexta das 07:45 às 16:00 horas e está localizada na Estrada do Barbalho, 889, no bairro Iputinga em Recife. O telefone geral é (81) 3184-8000.

Os telefone e endereços de outros postos de atendimento pode ser encontrados no menu horizontal vermelho no campo Postos de Atendimento. Lá você encontrará as Ciretrans, que são divididas em Especiais Subordinadas e Postos de Atendimento no Interior.

O que gera na falta de pagamento do IPVA ?

No portal do Detran PE você pode consultar informações a partir da placa do carro diretamente da página inicial, como mostra a imagem abaixo. Outra opção de consulta é no Consultar Pontuação, localizada menu Serviços à direita da página.

Para mais informações sobre multas, é possível acessar o campo Perguntas Frequentes no menu horizontal superior. Assim, basta clicar em multas e sanar suas dúvidas.

pagamento-ipva-pe

Para fazer o simulado da prova teórica de Legislação de Trânsito do Detran PE você deve acessar o campo Prova Eletrônica no menu Serviços, localizada à direita da página. Você terá a oportunidade de baixar um simulador de prova eletrônica.

Realizar o simulado da prova do Detran PE é uma ótima maneira de estudar para o teste obrigatório. Apesar de diferentes, existem provas para a obtenção da primeira Habilitação, renovação e reciclagem.

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, uma arrecadação de competência da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Entretanto, o Detran PE fornece algumas informações em sua página no campo Perguntas Frequentes e, após, Veículos.