O que é o licenciamento São Paulo?

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo conhecido pela sigla CRLV é um documento de porte obrigatório que autoriza e circulação de veículos. O fato é que mesmo se tratando de um documento obrigatório e anual, sempre que o assunto ganha proporção na mídia muitas pessoas ficam cheias de dúvidas e até mesmo não sabem como proceder.

Então, para conhecer mais informações a respeito do Licenciamento SP, confira todo o nosso artigo. Aqui, você saberá detalhes sobre pagamentos, tabelas, entre outros. Saiba agora mesmo!

O Detran SP

Os Departamentos Estaduais de Trânsito são os órgãos que fiscalizam o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições, no território brasileiro. Entre suas obrigações estão a determinação das normas para formação e fiscalização de condutores.

O Detran SP faz parte do Sistema Nacional de Trânsito e é o responsável no estado pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e por normatização própria.

Continue lendo nosso artigo para conferir informações de serviços, passo a passo, além de conhecer também o procedimento de recebimento do documento de licenciamento.

O Licenciamento

O valor do licenciamento em 2019 foi de mais ou menos R$ 90,00 para todo tipo de veículo. Vale citar que não é necessário ir às unidades físicas do Detran para realizar o pagamento do CRLV. Basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ao caixa bancário ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das agências ou no internet banking.

DETRAN SP

  • Realize o serviço de acordo com a tabela licenciamento SP;
  • O veículo deve estar registrado em qualquer município do Estado de São Paulo.
  • O usuário deverá realizar o pagamento do licenciamento eletrônico com antecedência, antes da data limite estabelecida no calendário de licenciamento, para aguardar em tempo hábil a entrega do documento via Correios;
  • É necessário que o atual endereço residencial seja idêntico ao constante no cadastro do Detran.SP.  Se houver divergência de informações, será necessário a atualização do endereço;
  • O veículo não poderá apresentar restrições judiciais ou administrativas;
  • Quite possíveis débitos do veículo (multas, IPVA, Seguro Obrigatório DPVAT etc.) no próprio banco;
  • O veículo deverá estar emplacado com placas de 3 letras;
  • Para veículo movido a gás natural (GNV), necessário obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV) do estado de São Paulo do ano corrente.

É importantíssimo destacar que se o pagamento da taxa estiver em atraso, vários problemas poderão ser enfrentado a exemplo da remoção do veículo do pátio do Detran SP. Além disso, o proprietário recebe multa e sete pontos na habilitação por conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado, o que significa infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Caso o pagamento não seja efetuado, o proprietário do veículo pode ter o nome inscrito no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados e na dívida ativa do Estado pelo débito em aberto.

Recebimento do documento

Veja o passo a passo para receber o seu documento:

  • Com o número do Renavam do veículo, pague a taxa de emissão do novo CRLV e a taxa de envio pelos Correios em agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela internet. O sistema bancário informará os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório (DPVAT), multas e IPVA. Havendo débitos, é necessário efetuar o pagamento.

  • Você deverá aguardar o recebimento do novo CRLV no endereço cadastrado no Detran SP.

  • Se o documento não for entregue pelos Correios em 1 prazo de no máximo 15 dias, acesse o portal do Detran.SP e faça login com seu CPF/CNPJ e senha.

  • Em seguida, escolha no menu Serviços online a opção “Veículos” depois “Acompanhamento de serviços de eletrônicos” e “Licenciamento do veículo”, para obter o código de rastreamento (A.R.) do seu documento nos Correios.

  • Com o código de rastreamento em mãos, acesse o portal dos Correios e acompanhe o envio de seu documento.

De acordo com informações apresentadas no site do Detran SP, o prazo de entrega do CRLV nos meses de janeiro, fevereiro e março é de 20 dias úteis, pois há um grande volume de solicitações de licenciamento antecipado no início do ano.


Esperamos que as informações acima tenha sido bastante esclarecedoras, mas caso ainda tenha restado alguma dúvida, por favor, deixe sua mensagem para que possamos responder o mais rápido possível.