Quando começam as inscrições sisu 2020

O Brasil reivindica 83 das 400 principais universidades da região, muito mais do que qualquer outra nação. Isto inclui quatro universidades no top da região 10. Além disso, o sistema de ensino superior do Brasil foi classificada como a 22 ª melhor do mundo nos rankings força sistema de ensino QS Superior .

A oferta de exames mais frequentes é popular entre as universidades privadas, enquanto as universidades públicas geralmente executam o Vestibular apenas uma vez por ano (em novembro, dezembro ou janeiro).

A garantia da qualidade é parte integrante do ensino superior brasileiro, com programas de pós-graduação avaliados a cada dois anos. Programas com baixa pontuação são monitorados de perto pela CAPES, a Agência Federal Brasileira de Apoio e Avaliação da Educação de Pós-Graduação.

O sistema de ensino superior brasileiro

Os diplomas de graduação (bacharelado) são conhecidos como bacharelado e levam entre três e seis anos para serem concluídos. Professores aspirantes podem cursar uma licenciatura ( licenciatura ), que leva de três a quatro anos para concluir, enquanto os graduados em tecnologia ( tecnologia ) oferecem cursos profissionais altamente especializados, como gestão de turismo ou agronegócio, e levam entre dois e três anos.

Embora o grau de licenciado tenha foco na educação e permita que o titular lecione a matéria escolhida, os cursos básicos ministrados são tão semelhantes ao diploma de bacharel que a opção de realizar uma licenciatura ou um diploma de bacharel pode ser feita no final do curso. Enquanto isso, os graus de tecnologia são comparáveis ​​ao grau de associado dos EUA .

Bacharel ( bacharelado ): varia entre 3 a 6 anos para ser concluído. Permite que indivíduos atuem como profissionais em uma determinada área (por exemplo, advogado , economista , médico ).
Licenciatura ( licenciatura ): varia entre 3 a 4 anos para ser concluído.

consulta-vagas

Permite que os indivíduos atuem como professores do ensino fundamental ou médio em uma determinada área (por exemplo, professor licenciado de matemática, inglês, biologia etc.).
Tecnologia ( tecnólogo ): varia entre 2 a 3 anos de estudos em tempo integral para concluir.

Este diploma leva um período de tempo mais curto para ser obtido, com cursos profissionais específicos destinados a fornecer conhecimento altamente especializado (por exemplo, diploma técnico em agronegócio, diploma em gestão de turismo etc.)

Programas de graduação em universidades públicas são totalmente financiados pelo governo . Nas instituições privadas de ensino superior, no entanto, as propinas e os programas de graduação variam significativamente de preço. Embora estejam disponíveis cursos de custo mais baixo, as taxas para algumas avenidas são muito caras.

Pós graduação no Brasil

Lato sensu de pós-graduação grau: este grau representa uma especialização em uma determinada área, e leva cerca de 1 a 2 anos para ser concluído. Um diploma lato sensu não é um abridor de portas para a busca posterior de um doutorado. Se alguém estiver interessado em um doutorado, deve-se fazer um mestrado stricto sensu . Os programas de MBA no Brasil são classificados como programas lato sensu .

Pós-graduação stricto sensu: esse grau permite seguir uma carreira acadêmica. Em ordem cronológica: Mestrado ( mestrado ): esta leva de 1 a 2 anos de estudos em tempo integral para ser concluído.

Muitas vezes, o mestrado serve como uma qualificação adicional para quem está no mercado de trabalho ou para quem deseja cursar um doutorado. Um mestrado stricto sensu em gestão é equivalente a um MBA em tempo integral na América do Norte.

sisu-inscrição

Pesquisa de pós-doutorado ( pós-doutorado ): este não é um título acadêmico; geralmente denota excelência em um campo de conhecimento adquirido por meio de pesquisa supervisionada após um doutorado.

Livre-docência : é a maior qualificação acadêmica do Brasil. A livre-docência é semelhante a uma Habilitação e o nível de bolsa deve ser considerado mais alto que um doutorado. A livre-docência exige que o candidato escreva uma tese profissional, com base em bolsa independente.

Nas universidades estaduais de São Paulo , por exemplo ( Universidade de São Paulo , Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual Paulista), a livre-docência desempenha um papel importante para uma carreira na academia.

Embora tenha se tornado mais raro e quase não utilizado fora de São Paulo, como a maioria das universidades federais não exige mais para se candidatar a professor, com exceção da UNIFESP.

Para ingressar em uma universidade no Brasil, os candidatos devem passar por um exame público aberto chamado Vestibular , que geralmente dura entre 1 e 5 dias, e ocorre uma vez por ano. Algumas universidades podem executar o Vestibular duas vezes por ano.

Cursos mais escolhidos no SISU

As universidades oferecem um número limitado de vagas e os candidatos mais qualificados são selecionados para a entrada. O vestibular inclui muitas disciplinas oferecidas no ensino médio, como: Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Literatura, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (geralmente o candidato pode escolher entre inglês, espanhol ou francês).

sisu-pelo-celular

Como as universidades públicas são gratuitas e há um número limitado de vagas abertas, há alta concorrência com o Vestibular. Existem quase 10 candidatos para todos os lugares nas universidades públicas; nas universidades privadas, a proporção é menor que dois para um.

Recentemente, com as inscrições sisu algumas universidades no Brasil começou a aceitar alunos de acordo com o desempenho do ensino médio e, como resultado, um novo vestibular foi elaborado pelo Ministério da Educação conhecido como ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O ENEM já foi adotado pela maioria das universidades públicas. No futuro, o ENEM e o Vestibular coexistirão.