Confira agora mesmo os sintomas e tratamento da artrite!

A cartilagem de tubarão é simplesmente o material esquelético de um tubarão. Mas muitas pessoas acreditam que essa substância faz muito mais do que manter as criaturas do oceano juntas. Desde que o livro Tubarões Não Conseguem Câncer chegou ao mercado, a cartilagem de tubarão tem sido apontada como um poderoso combatente do câncer em seres humanos. As pessoas também tomam cartilagem na esperança de aliviar a dor e a inflamação da artrite.

Suplementos de cartilagem estão disponíveis em pílulas, pós e extratos líquidos, entre outras formas. Se preferir, você pode receber seu esqueleto de tubarão por meio de enemas, infusões intravenosas ou injeções sob a pele, no abdome ou entre os músculos. Mas antes de correr para a sua loja de produtos naturais, você deve dar uma olhada no que a cartilagem de tubarão pode e não pode fazer.

cartilagem de tubarão

A cartilagem de tubarão pode ajudar a combater o câncer?

A frase os tubarões não têm câncer tornou-se um grito de guerra entre as pessoas que embalam e vendem cartilagem de tubarão. Uma frase mais precisa, embora menos interessante, seria os tubarões contraem câncer, mas ninguém sabe com que frequência. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer e a Universidade da Pensilvânia, os tubarões são conhecidos por sofrer de melanomas, sarcomas, tumores cerebrais, câncer de sangue e até mesmo câncer da cartilagem.

É claro que o fato de os tubarões ficarem com câncer não significa necessariamente que os suplementos são inúteis. Existe até algum motivo para otimismo. Desde a década de 1970, muitos estudos em animais e em tubos de ensaio descobriram que a cartilagem de tubarão pode parar ou retardar o crescimento dos vasos sanguíneos que alimentam os tumores.

Em um estudo que chegou às manchetes em 1998, o Dr. Judah Folkman do Hospital Infantil de Boston descobriu que as drogas angiostatina e endostatina poderiam reduzir os tumores em camundongos através do mesmo mecanismo. A cartilagem também pode ser capaz de prevenir o câncer evitando o material genético em células saudáveis.

Infelizmente, os triunfos da cartilagem de tubarão no laboratório não se traduziram bem no tratamento do corpo humano. Um estudo cubano de 60 minutos descobriu que muitos pacientes com câncer se sentiam melhor depois de tomar cartilagem de tubarão, mas o Instituto Nacional do Câncer chamou o estudo de incompleto e inexpressivo.

A cartilagem de tubarão é perigosa?

Um estudo mais recente e aprofundado de 379 pacientes com câncer de pulmão, financiado pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa e pelo Instituto Nacional do Câncer, descobriu que os suplementos de cartilagem de tubarão não melhoraram as taxas de sobrevida global.

Um estudo de 2005 com 88 pacientes com câncer colorretal ou de mama avançado também não encontrou benefícios, embora o estudo tenha sido interrompido precocemente porque metade dos pacientes não conseguiu suportar o suplemento. Depois de mais de duas décadas de tais estudos, ainda não há evidências claras de que a cartilagem de tubarão pode combater o câncer em seres humanos.

cartilagem de tubarão

Pesquisas até o momento sugerem que o sulfato de condroitina pode ter alguns poderes curativos. Um estudo de 120 pacientes no Centre Hospitalier Universitaire, em Toulouse, na França, descobriu que aqueles que tomaram o composto por três meses sentiram menos dor nas articulações e tomaram menos analgésicos do que os pacientes que tomaram um placebo.

Um estudo semelhante de 87 pacientes com osteoartrite do joelho realizado no Hospital Pitii Salpjtrihre em Paris descobriu que o sulfato de condroitina aliviou a dor. Ambos os pacientes e seus médicos notaram uma melhora geral em sua condição.

Como um de seus componentes parece ajudar os pacientes com artrite, faz sentido que a cartilagem de tubarão seja benéfica para os pacientes. Mas para o alívio da artrite, pode fazer mais sentido comprar o sulfato de condroitina diretamente. Esteja ciente de que pode causar dor gástrica e náusea em alguns casos.

A cartilagem de tubarão pode aliviar a artrite?

Os cientistas mal estudaram a capacidade da cartilagem de tubarão de aliviar a artrite, mas analisaram de perto um dos seus principais componentes: o sulfato de condroitina.

Este composto é um fenômeno de cura alternativa por si só, embora o sulfato de condroitina em suplementos em sua loja de produtos naturais venha frequentemente de vacas em vez de tubarões.

Ninguém estudou os efeitos a longo prazo da cartilagem de tubarão, mas a maioria das pessoas parece tolerar o suplemento em pequenas doses. Alguns experimentam efeitos colaterais, que podem incluir náuseas, vômitos, tontura, cólicas abdominais e inchaço, constipação, febre e fadiga.

Pode também reduzir a pressão arterial e aumentar os níveis de açúcar no sangue. Tomar cartilagem de tubarão pode levar a uma sobrecarga de cálcio no sangue, especialmente se você usar suplementos de cálcio.  Houve também um relato de hepatite ocorrendo em alguém que tomou cartilagem de tubarão.

Para algumas pessoas, a cartilagem de tubarão não vale o risco. De acordo com um relatório da Universidade da Pensilvânia, crianças e mulheres grávidas devem evitar o suplemento porque isso poderia retardar o crescimento normal de crianças e fetos.

As pessoas que fizeram cirurgia recentemente também são aconselhadas a não tomá-lo, pois pode retardar a cicatrização. Finalmente, ter um enema de cartilagem de tubarão pode desencadear uma infecção com risco de vida naqueles com baixa contagem de glóbulos brancos.