Taxa de inscrição e gratuidade do ENEM 2020

Conseguir uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o desejo de muitos jovens brasileiros que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio. A prova do Exame tem o objetivo de analisar a capacidade e as competências de todos os candidatos que a realizam.

Se você deseja obter uma boa pontuação no Enem de 2020, este é o artigo perfeito para resolver o seu problema. Através das dicas que serão ensinadas abaixo, você estudante, conseguirá compreender melhor as melhores formas de estar estudando e se preparando para a tão temida prova.

Portanto, continue a leitura abaixo e não deixe que nenhum dado seja passado em branco. Lembrando que todos os alunos do ensino médio podem realizar a prova, porém ela só será válida para aqueles que estão concluindo o terceiro ano ou que já concluíram o segundo grau. Vamos lá.

Taxa de inscrição e gratuidade do ENEM 2020

Enem

Não há a possibilidade de estar se cadastrando no programa de maneira presencial. A Enem inscrição só poderá ser realizada através do site oficial do, e o candidato deverá preencher todos os dados corretamente. Para concluir o seu cadastro, uma taxa cobrada pelo próprio exame deverá ser paga, a menos que você se enquadre dentro dos requisitos para se declarar isento.

Todos os anos esta taxa sofre uma atualização no valor, cabendo a canda estudante ficar ligado nas informações passadas pelo site da exame. O valor cobrado pela inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio de 2019 foi de R$ 85,00 e tudo indica que essa taxa aumente para 2020. A inscrição so será confirmada depois do pagamento.

Como estudar para o Enem

Bom, para começar o estudante deve entender que o Exame Nacional do Ensino Médio é composto por quatro provas, sendo que cada uma delas possuem 45 questões de múltipla escolha. Além disso, o ENEM ainda conta com uma redação, esta que podemos considerar como parte mais importante do Exame. Estas provas abrangem as seguintes disciplinas:

Enem

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Biologia, Física);
  • Ciência Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia, Sociologia);
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, Inglês ou Espanhol);
  • Matemática e suas Tecnologias (Geometria e Álgebra).

Com esse guia de prova você poderá estar se programando melhor para os seus estudos. Basta separar pelo menos 1 ou 2 horas do seu dias para estar se dedicando completamente aos estudos, seja por vídeo-aulas, livros, professor particular, entre outros.

Ler livros também é muito importante para aqueles que desejam estar garantindo uma boa pontuação, pois, além de ajudar nas questões de interpretação de texto e raciocínio lógico, você também estará enriquecendo o seu cérebro com palavras novas que podem ajudar no seu texto da redação.

Não podemos deixar também de estar praticando a nossa escrita, pois a caligrafia e estrutura de texto também são consideradas como critério de pontuação na sua redação.

Informações sobre Inscrição

Enem

Para aqueles que estão se informando agora a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio, deverá saber que o período de inscrições é aberto geralmente no primeiro Semestre do ano, geralmente no mês de maio.

Portanto é essencial que os interessados em participar da edição do ENEM fiquem sempre atentos a este prazo, pois caso o mesmo se esgote, o estudante só poderá participar da próxima edição.

As inscrições no ENEM não poderão ser realizadas de maneiras presencial. Os candidatos deverão estar acessando o site oficial do programa para poder informar todos os dados solicitados a respeito de seus status Sociais e Econômicos.

Feito isso, basta pagar uma taxa que é cobrada no momento do cadastro no site para concluir a sua inscrição. Aqueles que possuírem condições financeiras mais baixas, poderão se declarar isentos ao pagamento desta taxa.


Agora que você pôde acompanhar estas valiosas informações a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio, ficará muito mais fácil obter uma boa pontuação na prova do exame. Em caso de maiores dúvidas, faça um comentário abaixo para que possamos ajudar a resolver o seu problema. Boa Sorte!